segunda-feira, 25 de junho de 2007

2. CONVERSÃO: Poderia explicar o que significa Conversão?

Vamos às escrituras para responder. Vejamos primeiro em I Coríntios 6. Após descrever vários vícios prevalentes entre os infiéis, o apóstolo diz, no versículo 11: “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados.” Esta é uma bela definição de conversão. Vamos agora ler em Efésios 2.13 “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” É assim que o apóstolo explica aos crentes de Éfeso. Agora vamos para I Pedro 2.25: “Porque éreis como ovelhas desgarradas: mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.“ Todas estas passagens mostram claramente o que é conversão, mas não conheço nenhum versículo que apresente mais claramente que este do mesmo capítulo de Pedro: “vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (v. 9).

Estas escrituras deixam claro que conversão é uma mudança vital e radical que afeta a alma – uma transferência das trevas, perigo e distância para a luz, salvação e proximidade a Deus.

Noutra tarde tive a ocasião de ir ao meu quarto para trocar de casaco. Estava escuro, mas, sabendo onde estava pendurado meu outro casaco, a troca foi feita facilmente sem luz. Uma mudança foi feita. Deixei no quarto meu casaco velho e vesti um novo, mas, durante todo o tempo eu permaneci no escuro! Uma coisa similar frequentemente acontece na história dos homens. Tornam-se religiosamente impressionados, rejeitam suas más companhias, seus hábitos pecaminosos são abandonados e esforços são feitos para se viver uma vida melhor. Ao invés de freqüentar bares começam ir a serviços religiosos e se tornam cidadãos sóbrios e respeitáveis. Tudo isto e muito mais é verdadeiro a respeito deles e, apesar de tudo, permanecem nas trevas. Nenhuma luz do céu, revelando um Salvador cheio de amor e poder se aproxima de suas almas. Uma mudança exterior, desejável em todos os aspectos, aconteceu, mas, suas almas não foram trazidas ainda do perigo para a segurança e das trevas para a luz. Não dá para ser suficientemente enfático ao dizer que tal reforma não é conversão. Virar a página não é a mesma coisa que se aproximar de Deus pelo sangue de Cristo.

Algumas pessoas parecem pensar que se tiverem notáveis sonhos ou experiências marcantes e sentimentos religiosos isto os conduzirá à conversão. Mas conversão é uma realidade muito mais profunda que qualquer coisa deste tipo; não é nada menos que passar da morte para a vida (João 5.24).

Harold P. Barker

Nenhum comentário: