terça-feira, 12 de junho de 2007

1. FÉ: Como posso saber quando minha fé é do tipo certo ou não?

O grande ponto é este: ela repousa sobre o objeto certo? Se este é o caso, mesmo que seja fraca ou pequena, é a fé certa. Por exemplo, suponha que estou com gripe. Posso ter muita fé em certo medicamento para me curar. Repetidas doses, entretanto, não produz qualquer efeito e chego à conclusão que minha confiança, embora grande que fosse, estava mal aplicada, porque o remédio no qual eu confiava tanto, não tinha nenhuma eficácia. Por outro lado, um remédio de eficácia comprovada me é recomendado. Eu tenho muito pouca fé nele e dificilmente seria persuadido a tomá-lo. Mas, finalmente, começo a tomá-lo e a me sentir beneficiado por ele. Minha fé nele era pequena, mas era o tipo certo de fé, porque o remédio que tomei era eficaz.

Do mesmo modo, alguém pode ter uma forte fé em orações, ou em experiências felizes, ou em sonhos, mas tal fé é fé do tipo errado. A fé de alguém em Cristo pode ser muito pequena, mas se de fato é fé somente nEle, esta é do tipo certo.

Harold P. Barker

Nenhum comentário: