segunda-feira, 11 de junho de 2007

1. FÉ: A fé é a única condição de salvação?

Não me agrada muito falar de fé como uma “condição para salvação”. Quando a Rainha Elizabete I estava para perdoar uma pessoa da nobreza que tinha ofendido contra as leis da realeza, desejou colocar algumas condições.

“Sua Majestade”, disse o nobre ofensor, “graça que tem condições não é, de modo algum, graça.”

A Rainha viu a verdade disto, tirou as condições e deixou o nobre sair livremente.

Para falar com a Rainha do modo como falou, deve ter confiado nela. Tinha fé em sua clemência e graça, mas esta não era a condição de seu perdão.

Assim, a graça de Deus é tão livre e incondicional como foi a da Rainha Elizabete. Não tem condições. Se fé é o princípio sobre o qual Deus abençoa, é para que seja de tal modo “que seja por graça” (Romanos 4.16).

Isto é importante, estou certo, para muitas pessoas com respeito à fé como algo que eles têm que trazer para Deus como um preço pela salvação deles, do mesmo modo que teriam que pagar a consulta para o médico. Fé é a simples apropriação do que Deus livremente oferta.

Mas, provavelmente, ao fazer tal pergunta, meu amigo tinha em mente algo que sempre caminha de mãos dadas com a verdadeira fé, e isto se chama arrependimento. Estes dois são como gêmeos. Quando alguém realmente se volta para o Senhor em fé, este sempre se afasta do eu com aversão e isto é o que eu entendo por arrependimento. Eu sou especialmente séptico quanto a assim chamada “fé” de pessoas que nunca estiveram diante de Deus em julgamento próprio sobre seus pecados.

Harold P. Barker

Nenhum comentário: